sexta-feira, 30 de maio de 2008

Parque da Juventude - Santana em Foco

Presídio que virou Parque

O Parque da Juventude um dia já foi à Casa de Detenção Carandiru, abrigo de marginais, barril de pólvora que assolava a todos os moradores da região. Hoje é um lindo parque e ótima opção de lazer para jovens, adultos e idosos. Motivo de orgulho para os moradores do bairro e proximidades.
Alameda central do Parque da Juventude

Uma área de 240 mil metros quadrados que há pouco tempo era a Casa de Detenção, hoje abriga um dos principais parques da zona norte. O que antes era um deposito de marginais, e tido como uma enorme panela de pressão, pois a qualquer momento poderia estourar uma rebelião ou fuga em massa. Causava terror e apreensão aos moradores da região­ - eles temiam uma invasão de suas casas ou até deparar-se com bandido saindo de algum bueiro. O que não era difícil porque havia diversos túneis subterrâneos, provenientes das celas do presídio e que desembocavam nas galerias de esgoto.
Hoje é motivo de orgulho para a população do bairro do Carandiru e adjacências. Conta com ótima infra-estrutura. São dez quadras poliesportivas, pista de skate, banheiros feminino e masculino, bebedouros e lixeiras dispostas em vários pontos. Uma das grandes muralhas da penitenciária foi mantida e serve como trilha suspensa entre as copas das árvores, proporcionando uma bela visão. As pistas de corrida também são um bom atrativo para quem quer manter a forma. O parque é todo sinalizado facilitando a vida de quem o freqüenta.


Antiga muralha que era usada para vigilância dos detentos, hoje serve de trilha suspensa entre as árvores, de onde se tem uma visão diferenciada do parque.

Há freqüentadores assíduos desde a inauguração, como o Sr. Marivaldo. Aposentado que não passa uma manhã sequer sem vir ao parque, até nos fins de semana e feriados ele bate cartão. “Aqui eu me sinto bem, faço minha caminhada, brinco com a galera do futebol, converso com todos os seguranças que já me conhecem bem. Se demoro um pouco mais para chegar, eles se perguntam se acontecera algo comigo. Sou viúvo, meus filhos têm pouco tempo para ficar comigo, então aqui eu sou feliz e não me sinto sozinho.”
Há também atividades abertas ao público e gratuitas, como as aulas de Taekwondo. Que são ministradas as terças e quintas de 11 às 13 horas e de 12 às 14 horas. E aos sábados a partir das 14 horas. Projeto skate no parque de terça a domingo (inscrições gratuitas). Neste último domingo dia 18 aconteceu o Dia Mundial das Hepatites Virais. Houve testes gratuitos, orientação quanto aos tipos de hepatite e como prevenir-se.
Acontecem aulas de esportes como futebol de salão, vôlei, handebol, basquete, ginástica e alongamento. Atividades ministradas por profissionais capacitados que participam de projeto social com a finalidade de tirar os jovens da ociosidade e proporcionar aos freqüentadores do parque atividades saudáveis e descontraídas.




Pista de skate, quadras poliesportivas e pistas de corrida em meio a muito verde e tranqüilidade. Proporcionam aos visitantes do parque uma ótima opção de lazer.

Os horários de funcionamento do parque são:
Área Central:
De segunda a domingo, das 6:00 às 18:00 horas
Área Esportiva:
Segunda-feira, das 6:00 às 00:00 horas
Terça-feira a sábado, das 06:00 às 02:00 horas
Domingo, das 06:00 às 22:00horas

Carlos Miguel

Nenhum comentário: