Ver, refletir e ouvir na segunda Cinemada da UniSant’Anna
Cinemada UniSant’Anna: A segunda edição da semana de documentários conta agora com o apoio alunos da própria faculdade para organização.
Por: Laura Didie
De 12 a 16 de maio a UniSant’Anna apresenta a segunda edição do projeto Cinemada. O evento organizado pelos professores de Comunicação Social Ana Vasconcellos, Gustavo Sousa, Claudia Costa, Sandra Matias, Daise Moraes e tendo como colaboradores os alunos do terceiro semestre de Relações Públicas, tem o intuito de ampliar o conhecimento e a visão crítica do cinema, além de identificar as várias possibilidades de se fazer jornalismo. A mostra irá apresentar documentários que falam sobre as questões sociais, como a globalização e o relacionamento da arte com o cotidiano. “O “barato” para os organizadores é mostrar com o cinema o que seria maçante em sala de aula” diz a idealizadora do projeto, professora Ana Vasconcellos.
O professor Celso Adriano Guimarães deu início ao evento falando do papel que o cinema tem na sociedade de entreter, informar e conscientizar. A palestra de abertura do evento teve como ponto inicial como entender, traduzir e assim ampliar a sua visão de mundo com o cinema. Celso falou sobre os gêneros, como são produzidos e realizados os filmes estrangeiros e nacionais. Explicou que é com um olhar crítico que devemos contemplar a sétima arte e não somente tê-la por mero entretenimento. “Sem reflexão a coisa não anda” alega o professor ao falar sobre a interpretação que devemos ter dos filmes de fato. Na palestra foram exibidos trechos dos filmes: “Rede de Intrigas”, “Tudo Sobre Minha Mãe”, “Show de Truman”, “O Auto da Compadecida”, “Life”, entre outros.
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário