Muita gente ainda desconhece, não aceita ou tem o conceito antigo de que tirar um cochilo na hora do almoço significa que o profissional irá ficar lento e improdutivo.
Isso não é verdade. Os benefícios que a soneca traz após a refeição são diversos, não só para a saúde, mas para o rendimento no trabalho também.
A prática da sesta, palavra de origem espanhola “siesta” é um costume em vários países como Grécia, Portugal, Japão e China. No Brasil ela esta crescendo, deixando de ser encarada como tabu e se tornando cada vez mais utilizada. De acordo com o Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo, durante a digestão, o sangue se concentra no estômago e intestinos para processar a comida. Assim o nosso sistema nervoso recebe uma carga menor de sangue e, portanto, suas atividades diminuem porque dispõe de uma quantidade de oxigênio menor. Além da baixa da temperatura corporal.
As pessoas tendem a sentir sonolências entre ás 13 e às 16 horas.
Pensando na aumento de produtividade e pró-atividade de seus funcionários algumas empresas já disponibilizam de espaços de relaxamento, salas de descompressão para que seus funcionários possam usufruir relaxar e principalmente tirar um cochilo no seu horário de almoço. O empresário Ricardo Ferreira que almoça das 11 às 13h, tira um cochilo de 1 hora no intervalo de trabalho e alega que depois que começou a praticar a sesta ficou mais bem disposto e bem humorado. Ricardo implantou uma sala de sesta com pufes e beliches dentro da própria empresa onde os funcionários também podem relaxar nesse meio tempo. “Antes o pessoal não dormia. Ficavam com medo de perder horário ou de ficar com sono até o final do expediente e assim acabar influenciando no andamento do trabalho e produtividade”. Depois se acostumaram. Hoje eles ligam o despertador do celular e “puxam o ronco” até dar a hora” diz o empresário que implantou o espaço para repouso há quatro anos e diz que não só o rendimento do trabalho dos funcionários .
O sono após o almoço, ajuda a fazer a digestão, aumentando a extração de vitaminas, proteínas entre outras substâncias essenciais para nosso organismo funcionar corretamente. A nutricionista Sabrina Piacsek Silva trabalha numa empresa de telemarketing que possui uma sala descompressão, afirma. “A função do operador de telemarketing é muito estressante e é extremamente importante para a saúde do profissional disponibilizar de alguns momentos do dia para repousar. Além de ser excelente revitalizante, a sesta dá um”tempo” na correria mental que passamos todos os dias. Assim podemos retornar ao trabalho com mais disponibilidade de exercê-lo”.
Devemos considerar que o sono é fundamental na questão da saúde do bem estar e do bom funcionamento físico e mental. Temos que nos desprender do mito de que é somente um simples descanso onde nos “desligamos” e após algumas horas nos “reativamos” como uma máquina qualquer. Dormir é muito importante e a sesta é um ótimo alicerce caso o sono noturno não seja o suficiente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário